Categorias
Opinião

O Boticário faz campanha de gosto duvidoso

Você já viu a nova campanha publicitária d’O Boticário? O slogan é “Acredite na Beleza”. Poderia ser uma propaganda parecida com a Campanha Pela Real Beleza, da Dove. Poderia, mas não é. Na verdade, é diametralmente oposta.

Vaidade: qualidade do que é vão, vazio, firmado sobre aparência ilusória.
(Dicionário Houaiss)

Você já viu a nova campanha publicitária d’O Boticário? O slogan é “Acredite na Beleza” e o fio condutor está na pergunta “Não seria bom viver em um mundo sem vaidade?”.

Poderia ser uma propaganda parecida com a Campanha Pela Real Beleza, da Dove. Poderia, mas não é. Na verdade, é diametralmente oposta.

Quando a vi pela primeira vez, há algumas semanas, fiquei atônita. “Será que é isso mesmo que estão querendo dizer?!” Porque, no fim das contas, a peça publicitária é uma ode à beleza superficial, cosmética, removível com água e sabão. E a beleza de cada mulher, natural, especialíssima, pessoal e instransferível? Essa deve ser escondida sob camadas de maquiagem.

Veja bem: eu amo maquiagem – tanto que, recentemente, dei dicas aqui e no Deusário. Adoro sair de casa arrumada e cheirosa. Daí a achar que potinhos e creminhos guardam a chave da verdadeira beleza, vai uma distância enorme.

Leitura imprescindível sobre esse assunto é o texto da Cyn Cardoso (que descobri por um twitt da Tine Araujo), muito mais completo que este. Nos comentários de lá, já há polêmica – algumas garotas amaram a propaganda e dão a maior força ao conceito de beleza que ela traz. Veja o vídeo (a Cyn Cardoso o colocou no artigo dela) e responda: para você, O Boticário errou o tom?

28 respostas em “O Boticário faz campanha de gosto duvidoso”

Gostaria de agradecer a indicação de leitura do meu post e fico feliz que tenhamos a mesma opinião. Eu também amo maquiagem, produtos de beleza e afins. Mas não é por isso que sou a favor dessa campanha publicitaria que diz que temos que adorar a beleza acima de tudo.
Ao meu ver algumas pessoas não entenderam o que escrevi em meu blog, infelizmente.
Mas é assim que o mundo gira, cada um tem direito a sua opinião.
beijos!

Sabe, eu quase escolhi a propaganda da “fadinha” do boticário, para um projeto da facul, que meio q induz a menina a mudar, mexer, alterar (pq não recorrer a plástica e não só aos cosméticos) pra ser + feliz e bonita. Não q eles erraram o tom, mas vão bem ao contrário da campanha da dove, e seguem essa linha mesma de vaidade (descontrol) coletiva. Pq no fundo todos adoraram a campanha da Dove, mas todas querem mais é saber de usar tal batom q aumenta o lábios e etc…

acho q minha opinião é diferebte da de vcs.. eu adorei a propaganda!! não só eu, uns amigos tbém gostaram.
talvez pq tenhamos visto a propaganda com outros olhos, e não olhando só pro baton vermelho (lindo) da guria.
achamos o máximo a ideia de q vc pode ser diferente, de q somos diferentes e podemos mostrar isso, d como ficamos ficamos melhor doq somos qd realçamos aquilo q temos de melhor.
a propaganda da guria vestida com um casaco verde, com uma maquiagem levissima é ótima, ela feliz e sorridente andando contagiando as pessoas com oq é bom, feliz, é o máximo.
acho q propaganda não faz a gnt pensar que a beleza é só aparência e q os padrões de beleza não precisam e ser ditados mas, isso é só uma opinião.

Adorei o post da Cyn! O Boticário já está se especializando em fazer propagandas no estilo “você só fica bonita se usar maquiagem”, e eu sempre acho que erram a mão. Já fiz um post sobre isso lá em 2005 (acho), um artigo acadêmico, e sempre comento sobre essas questões… eu diria que este é um ponto em que as feministas estão agindo, mas ainda falta taaaanto para mudar. Pra cada enfoque empoderador da Dove tem meio mundo pra vir pregar o contrário 🙁

Concordo com você e a Cyn. Acho que as campanhas da real beleza da Dove vieram justamente para acabar com essa fantasia da beleza ideal. É claro que queremos um mundo belo, com pessoas belas, mas é preciso ver que há diferentes tipos de beleza. É ótimo comprar um batom, uma sombra, um corretivo, mas isso não vem para nos transformar em outras pessoas, mas sim para realçar os pontos positivos de nossa beleza e disfarçar outros.

Porém, o que acho mais impactante nessa onda de beleza são as cirurgias plásticas, a maneira como as pessoas acabam todas ficando com a mesma cara. Pasteuriza-se por meio de um padrão de beleza imposto e acabam toda iguais, como as meninas tristes da propaganda do boticário.

E lembrei também de uma entrevista com uma executiva da Nivea que saiu na veja há um tempo atrás. Ela foi questionada quanto as campanhas da real beleza e ao fato da nivea ter como garota propaganda a gisele bundchen. A executiva afirmou que as mulheres não querem ver mulheres parecidas com elas nas propagandas, querem sim ver as lindas modelos, querem acreditar que serão como elas. Enfim, para mim alimentar fantasias é um péssimo caminho para avançar na questão da beleza.

Bia, claro que a executiva soltaria uma dessas… mas duvido muito que isso seja verdade. Sei que eu não quero ver mulheres perfeitas que alimentam padrões irreais e me fazem sentir feia. Se a executiva da Nivea estivesse certa, a campanha da Dove (um alívio, um suspiro de sanidade) não seria tão elogiada e não duraria tanto tempo…

Sobre esse negócio das cirurgias plásticas bizarras, a Nosphie fez um post superbacana sobre o assunto um tempo atrás, e uma das comentaristas a chamou de “louca”… vai entender.

O link pro post da Nosphie: http://deusario.com/2008/03/beleza-plastica-frankenstein-ou-barbie-o-que-e-pior.html

eu não gostei dessa campanha, achei fútil. atinge boa parte do público, eu acho, mas pra mim não funcionou.

em compensação, tem uma campanha deles passando agora que achei genial, a da beleza que contagia. já viram? achei a idéia massa.

Graças a Deus não fui a única a achar aquela propaganda um absurdo, além do que mesmo naquela cidade imaginária “sem beleza” não tinha uma mulher com quilos a mais, ou baixinha, ou paraibana etc. Deve ser porque qualquer uma dessas com ou sem batom do OBoticário nunca chagaram a Miss Brasil.

Quem me conhece sabe que eu adoro cosméticos e maquiagem e sou publicamente fã do Boticário. Mas detestei esta campanha. Achei de uma futilidade e superficialidade sem tamanho.

Acho que dá muito bem para achar um equilíbrio saudável entre a hipocrisia de dizer que beleza não importa (porque ela tem, sim, suas vantagens) e a supervalorização da beleza física como algo fundamental.

Esta campanha me decepcionou. A mulher tem que se sentir bem consigo mesma, independentemente dos padrões sociais. Eu gosto de me sentir sempre cheirosa, por exemplo, mesmo dentro de casa, quando não vou ver ninguém. Minha visão sobre cosméticos e maquiagens vai contra a corrente: eles servem para sentirmos que estamos cuidando de nós mesmas, não para nos enquadrarmos em um padrão, mas para acharmos como nos sentimos melhor. É quase como cuidar da casa: a gente se sente bem numa casa limpinha, cheirosa, bem arrumada e bem decorada. Mesmo que não hajam visitas. O conceito é o mesmo.

Olha, eu achei a campanha linda, muito linda! De uma poesia e fotografia assim, quase perfeitas.
Acho que é tudo questão de gosto… mas o ponto a que vcs se referem como negativo, eu acho que foi justamente o positivo… Porque a moça da propaganda não foi correndo fazer um bronzeamento artificial, esticar o cabelo na cintura, descolorir tudo e passar um gloss melado. Ela foi, pelo caminho mais simples, em direção ao que a valorizasse ( que aquela pele branquinha, com aquele cabelo curtinho e o batom vermelho ficou ma-ra-vi-lho-so, não precisa mais nada). E acho que é isso que eles querem dar a entender com aquela propaganda, que vc valorize o que vc tem de mais bonito(no caso, através dos cosméticos da marca) para se diferenciar, para irradiar o que vc tem de melhor!

Acho que a campanha pela Real Beleza da Dove, tem um tom de comodismo, sei lá, me parece uma coisa muito assim: ‘vc se acha feia? relaxa, é normal!’. Já o Boticário trouxe o elemento chave: não basta se aceitar, vc tem que se valorizar e fazer o possível pra se sentir bem.

Eu achei de muito bom gosto e delicadeza! =]

Beijocas

Patty, eu estava curiosíssima pra saber sua opinião, justamente por saber que você é fã da marca. Adorei seu exemplo da casa, concordo com ele: a gente deveria se cuidar porque se ama, porque é gostoso estar bonita, não para sermos enquadradas em algum estereótipo de beleza.

e o pior foi eles fazerem referencia negativa ao grafite… vcs repararam? um muro todo desenhado é feio… bonito é o muro todo pintado de branco??? péssimo!!!!

realmente eles visaram a beleza da mulher……..porque um batom faz toda a diferença,nós mulheres se sentimos mais bonita,quando nos maquiamos,parece que estamos renovada……….

Meu Deus mas todo e qualquer comercial, acham algum lado negativo!
Eu discordo que faz “culto” a beleza perfeita da mulher, uma pq a modelo não está super produzida…está somente com um batom. E não é o q todas nós falamos? Q basta um batom para nos sentirmos poderosas?
A marca deu ênfase ao batom pq é o “make” que 8 entre 10 mulheres fazemos antes de sair de casa. A Mulher do elevador, por exemplo, não foi correndo comprar um produto do Boticário…vendo a modelo do filme, ela só sentiu-se mais bonita…e é essa a idéia que o comercial quis passar: a de contágio!
A referência ao grafite….bom no muro ele estava feio e desbotado…e sem hipocrisia nenhuma, não estava dando um visual bonito para a cidade. Pintando o muro de branco, pode dar espaço a um novo grafite…e assim, o deixando renovado. Sou publicitária e com todo o respeito, essa polêmica aqui é descartável.

Bruna Gabrielle, não entendo como polêmicas geradas por potenciais comsumidoras possam ser descartadas como “descartáveis”, especialmente por profissionais de mídia.

Olhá.. tudo está nós olhos de quem vê e de como vc entende as coisas,para mim a propaganda quer disser para nós mulheres acriditaramos em nossa beleza não apenas na beleza das belas atrizes da globo e nas belas e magras modelos.Essa quer disser q temos acreditar em nossa beleza natural.E como podemos ser mas com as maquiagens e cremes O Boticario .O Boticario acredita em nossa beleza natural.

Meu Deus,

O Boticário, não só errou o tom, como menosprezou a beleza da mulher brsileira, consideradas estarem entre as mulheres mais belas do mundo, onde já se viu. Não gostei mesmo!!!

Não acho que errou no tom, não. Claro que como qualquer coisa que vá ser feita, essa campanha terá lá suas criticas, mas concordo plenamente com a Bruna Gabrielle. Não vejo nada de errado e creio sim no bom gosto que ela contém, pois é claro. Gente, nós nos achamos maravilhosas ao sair com algo que PARA NÓS é um arraso. Quem nunca se achou poderosa num make simples, mas lindão? Eu já, você não? E outra, a menina CONTAGIOU os outros, não modificou nada. É questão de reflexão. Querer um padrão diferente representado em todos os comerciais é um pouquinho demais de querer, além de ser impossivel. Não me representaria em nada uma surfista com dreads, e ai? Se fosse, eu sairia falando que é uma apologia à beleza? respondo por mim, NÃO IRIA. É PROPAGANDA, vendeu a você? BEM, a mim, vendeu sim =P

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *