Urna Eletrônica Brasileira

É impossível ignorar a sensação de descrédito no Brasil com relação à política e às eleições deste ano. Buscando uma melhora desse cenário, domingo (dia 19), acontece na Casa Baixo Augusta em São Paulo o inédito FESTIVOTE 2018. O festival terá uma tarde inteira de palestras, vivências e oficinas apresentadas por iniciativas da sociedade civil que têm como objetivo melhorar a democracia brasileira e, ainda dá tempo, as eleições de outubro. O evento é gratuito. Para participar, é necessário se inscrever através do link: http://bit.ly/Inscricao-FestiVote

 

A sociedade civil brasileira tem criado iniciativas relevantes para melhorar a experiência do cidadão, no exercício de seu papel enquanto eleitor, com o objetivo de qualificar a corrida eleitoral em seus mais diversos aspectos. O FESTIVOTE irá reunir essas ações. Vale destacar que se serão apresentadas apenas iniciativas idealizadas e executadas por organizações da sociedade civil. Ou seja, não será palanque para candidatos(as) ou partidos, nem para qualquer outro tipo de interesse privado. O foco é a utilidade pública, a garantia de que cada um(a) de nós encontre inspiração para mudar a forma de encarar a política, as eleições e este momento decisivo no Brasil.

O LuluzinhaCamp emparceirou com o projeto ElaCandidata. Nossa grande plataforma em 2018 será mulher vota em mulher. Principalmente para as casas legislativas. Precisamos de mulheres quebrando o domínio homem, cis, branco e velho fazendo leis que não nos protegem, não nos favorecem e ainda nos levam de volta ao início do século XX (quando não tínhamos nem direito a voto, vale lembrar).

Somos 52% do eleitorado. Somos quem vai definir a eleição. Vamos nos informar e garantir uma democracia forte e diversa.

 

Abaixo, um pouco do que vai estar na programação:

14h30 – A era dos matches: como encontrar os candidatos(as) dos seus sonhos [RODA DE CONVERSA]

Bússola Eleitoral

Voz Ativa

#Merepresenta

#TemMeuVoto

 

15h – Quem não está lá: a representatividade através do voto [PAINEL]

Blogueiras Negras

Gênero e Número

#VoteLGBT

#VoteNelas

 

15h30 – De olho nas leis: o papel dos cidadãos no monitoramento do legislativo [RODA DE CONVERSA]

O poder do voto

Painel do Legislativo

 

16h30 – Prometeu tem que cumprir! Estratégias para demandar compromissos dos candidatos [RODA DE CONVERSA]

Plataforma Brasileira de Política de Drogas

#NãoValeTudo

Unidos Contra a Corrupção

Desenvolvimento para Sempre

 

17h20 – Contra dados não há argumentos: o combate à desinformação [PAINEL]

Eleições sem Truque

Comprova

Você na Mira

 

17h30 – Eleições e partidos: reformas para aprofundar a democracia [RODA DE CONVERSA]

Plataforma dos movimentos sociais pela reforma do sistema político

Fórum Brasileiro de Candidaturas Coletivas

Centro de Liderança Pública (CLP)

Movimento Transparência Partidária

 

A programação completa estará disponível no site: https://www.pactopelademocracia.org.br/festivote

 

:: SERVIÇO ::

Data: 19/08 (domingo)

Horário: 14h até 20h

Local: Casa do Baixo Augusta, Rua Rêgo Freitas, 553, República, São Paulo.

 

Sobre o Pacto pela Democracia

O Pacto pela Democracia é uma iniciativa da sociedade civil brasileira voltada à defesa da preservação e do revigoramento da vida política e democrática no país. Formado a partir da ação de um arco amplo e plural de 73 organizações atualmente, movimentos e atores comprometidos com esse objetivo fundamental, o Pacto busca afirmar um espaço comum para a expressão desse compromisso por todos identificados com ele. Também para a soma de esforços para sustentá-lo e impulsioná-lo diante do momento desafiador vivido pelo país. Cidadãos, organizações e políticos podem participar. Saiba mais: www.pactopelademocracia.org.br/participe .

Foto: Wikimedia