Você chega no(a) ginecologista e a segunda pergunta que ouve, após responder qual seu nome, é: “Quando foi sua última menstruação?”, seguida de “De quantos dias é seu ciclo?”.

Formas de monitorar e lembrar destas informações, existem várias. Assim como existem ciclos diversos, situações diversas, métodos anti-concepcionais diversos e mulheres que por qualquer motivo que seja não os utilizam.

As abençoadas com ciclos regulares de 30 dias que menstruam todo mês praticamente no mesmo dia, levantem as mãos aos céus e sigam ao próximo post. Todas as outras, que se pegam na frente do(a) ginecologista fazendo contas tentando lembrar qual foi mesmo o dia daquela festa que você não pôde ir porque a cólica estava insuportável, ou se perguntando por que diabos deixou a agenda em casa, continuem lendo, porque esta dica 100% Luluzinha será útil para vocês. Continue lendo também se você está tentando engravidar.

Existe um serviço online chamado Mon.thly.Info que é genial em sua simplicidade e facilidade de uso e utilíssimo. Lançado em Março deste ano e atualmente em duas versões disponíveis (a padrão e a beta, com algumas opções adicionais, porém ambas gratuitas), o site oferece todas as informações que qualquer mulher precisa com relação ao seu ciclo menstrual, a partir das datas que você lança no sistema (mês a mês ou retroativas, caso tenha estes dados).

A imagem abaixo é da versão beta, mas ambas funcionam da mesma forma. Adicione a data do início da menstruação clicando no calendário e ela aparece no quadro do lado direito. Voilá! É só relaxar que o sistema faz o resto.

Quanto mais datas são adicionadas, mais precisas as previsões e as estatísticas (evidentemente é preciso um mínimo de datas para qualquer tipo de cálculo). Mas veja só o que o Mon.thly.Info retorna de informação para você na área de estatísticas:

  • cálculo da média de dias do ciclo
  • cálculo da data da próxima ovulação e data da ovulação anterior
  • dia do ciclo na data atual (por ex.: “você está no 11º dia do seu ciclo”) e a fase correspondente (com link para a explicação na Wikipedia sobre cada uma delas)
  • dia normal da ovulação dentro do ciclo (por ex.: “no 14º dia do ciclo”)
  • data de início da próxima menstruação

Há, ainda, a opção de inserir e rastrear informações de temperatura basal e de incluir notas em cada data.

Por fim, você pode optar por receber um aviso por email “x” dias antes ou depois da sua próxima menstruação ou ovulação (não entendi o porquê do aviso “depois” que algo já aconteceu, até porque depois que você menstrua, na certa notou!! Mas enfim, existe a opção, talvez tenha alguma utilidade que eu desconheça).

Não achei uma versão mobile do site, mas as datas de início do ciclo podem ser lançadas no Google Calendar que, por sua vez, tem versão mobile.

O único porém é que o site é em inglês. Mas mesmo quem não fala inglês vai conseguir usar o site tranqüilamente, pois a interface é muito intuitiva e simples.